^Voltar ao topo

  • 1 Dia do marceneiro...
    34ª Festa do Dia do Marceneiro! Confiram no link Informativos...
  • 2 Sindicato em Ação...
    Sindicato em ação - Paralisação em Carmo do Cajuru...
  • 3 Diretoria...
    Diretoria atual do SINDMAR...
  • 4 A importância de um marceneiro...
    Valorizar o profissional que cria, desenvolve e finaliza o melhor design para seu conforto...
  • 5 A Criatividade...
    Para cada móvel, um grande marceneiro e equipe...

SINDMAR MG

Sindicato dos Oficiais Marceneiros de Belo Horizonte e Região

  
  
  

Homologação

Documentos necessários para Conferência de Rescisão Contratual

 - Livro, Carteira ou Ficha de Registro Atualizada.

- 1ª via de rescisão

- 1ª via de Aviso assinado pelas 2 partes

- Extrato do FGTS

- Demonstrativo da GRRF

 

A devolução dos documentos se dará 48 horas após a entrada. De 8:00 as 18:00hs

A marcação de homologação pode ser feita pessoalmente ou por telefone.

CNPJ: 17.469.784/0001-02

Código da Entidade: 914.560.090.07115-2

Benefícios

O SINDMAR é muito mais você!

Junte-se a nós na luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e melhores condições de vida, com todos os benefícios de um associado do SINDMAR!
Conte sempre com a diretoria e os empregados do SINDMAR, para tirar dúvidas e compreender melhor seus direitos e deveres no trabalho. Se precisar de um advogado, não vacile, utilize-se do Departamento Jurídico do seu sindicato, um dos melhores do país!
Desfrute de seu direito à assistência médica e odontológica, deixando que nossos parceiros cuidem de você e de sua família, sob um custo justo e razoável.
Economize, adquirindo serviços e produtos de nossa rede de conveniados, onde você sempre obterá grandes descontos.Além disso, aproveite suas horas de lazer e folga, com seus dependentes legais, estudando ou se divertindo em nossa rede de conveniados, que está sempre à sua disposição.
O SINDMAR tem uma cartilha com uma relação dos seus principais conveniados, prontos a oferecer serviços e produtos a baixo custo, valorizando seu salário. Quando viajar, leve uma cartilha com você, pois onde você estiver em Minas Gerais, sempre haverá um conveniado SINDMAR para lhe atender.
Aqui você encontra um rol de benefícios à sua disposição, por ser filiado do sindicato. Para desfrutar de tudo isso, basta você, que não é filiado, preencher uma ficha de filiação e tornar-se mais um associado, somando força conosco!
Lute, reivindique, construa a luta do seu sindicato e desfrute de todos estes benefícios. Sindicalize seu amigo e ajude-nos nesta luta, afinal o sindicato é construído por todos nós!


Benefícios (Convênios)

Belo Horizonte

 

 

 

 

 

 

 

 

Diretoria

Diretoria 2015/2018

A DIRETORIA DE UM SINDICATO, PARA QUE SERVE?
    A diretoria de um sindicato é responsável pela ordenação e sistematização dos interesses de sua categoria. Ao visitar um local de trabalho, os diretores sindicais tomam nota das irregularidades nas condições de trabalho, das queixas dos trabalhadores e de suas reivindicações. Periodicamente toda a diretoria se reúne para debater os problemas encontrados, compará-los com os problemas dos demais trabalhadores de outras categorias e buscar soluções.
    Tomados encaminhamentos, metas são estabelecidas e os trabalhadores recebem o retorno na forma de diagnóstico dos problemas, explicação de dúvidas e apontamento de possíveis soluções.


REPRESENTAÇÃO SINDICAL NA FÁBRICA
    O trabalho da diretoria do SINDMAR, na sede do sindicato é árduo e carece de ajuda. Porém, também é necessário que haja diretores nas fábricas para ver “in-loco” os principais desafios da categoria.
    A representação sindical na fábrica é um dos mais importantes instrumentos de organização dos trabalhadores, o que é fundamental para o fortalecimento do movimento sindical. O Diretor Sindical na fábrica tem importância estratégica nas ações sindicais e nas campanhas salariais. Ele organiza reuniões, conduz discussões sobre problemas e reivindicações, fiscaliza, recebe e encaminha denúncias. Faz as duas vias de comunicação entre a base e o sindicato. Diante disso, o SINDMAR tem mais diretores nas fábricas do que na sede do Sindicato.


    Todas as diretorias do SINDMAR, com a clareza dos seus objetivos, foram absolutamente conscientes de seus papéis na defesa dos interesses da categoria e na transformação da sociedade. Ao assumir a direção deste sindicato, cada diretoria deixou claro como pretendia atingir as metas em sua gestão. As atas de suas reuniões evidenciam seu objetivo em fortalecer o sindicato, visando aumentar o poder de pressão da categoria nas negociações salariais e na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Quando o SINDMAR foi criado, em 28 de março de 1938 a legislação trabalhista exigia que antes de se tornar sindicato, a entidade precisava passar por um período como associação. Após este período mínimo de 6 meses, requeriam o Registro Sindical junto ao Ministério dos Negócios do Trabalho e Previdência Social (Ministério do Trabalho).

O SINDMAR obteve em 12 de novembro de 1939 sua Carta Sindical chamando-se de SINDICATO DE OFICIAIS MARCENEIROS E TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DE MADEIRA DE BELO HORIZONTE.

Clique aqui para ver a tabela completa em pdf

 

Saúde e Segurança

O Brasil é um dos países recordistas em acidentes de trabalho. É obrigação do empregador cuidar da segurança de seus empregados no ambiente de trabalho.

E se ocorrer acidente no trabalho?
Se ocorrer acidente por culpa do empregador, o empregado ou seus familiares receberão indenização por danos materiais, físicos e morais. Mesmo sem sua culpa, o empregador deve:
* Preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
* Encaminhar o acidentado à Previdência Social, dando-lhe todo o atendimento médico necessário

E se a empresa não emitir a CAT?
Neste caso, o próprio empregado pode procurar assistência do INSS ou solicitar ao Sindicato que expeça o documento.

Como a vida e saúde do trabalhador podem e devem ser protegidas no local de trabalho?
1) Com a eliminação ou neutralização dos agentes nocivos à saúde (ruído, calor, frio, substancias químicas e biológicas);
2) Com exames médicos (admissional, periódicos e demissional);
3) Com fornecimento gratuito dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI (luvas, botinas, uniformes, capacete, máscara, etc), quando necessário.

IMPORTANTE:
O uso do EPI é obrigatório. O trabalhador que não usá-lo pode ser punido. Cabe à CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, fiscalizar suas condições e uso.
Existem vários dispositivos legais que asseguram esses direitos, mas basicamente, o empregador é obrigado a fazer e custear o exame médico do empregado, antes dele entrar na empresa e periodicamente, eliminar/neutraliza os agente nocivos à saúde e ainda, conforme a situação, fornecer gratuitamente EPIs adequados ao risco, fornecer água em condições higiênicas, instalações sanitários e outros.
O uso do EPI não isenta a empresa de pagar o Adicional de Insalubridade e ou Periculosidade.

Copyright © 2013. SINDMAR MG - Sindicato dos Oficiais Marceneiros de Belo Horizonte e Região  Rights Reserved.