^Voltar ao topo

  • 1 Dia do marceneiro...
    34ª Festa do Dia do Marceneiro! Confiram no link Informativos...
  • 2 Sindicato em Ação...
    Sindicato em ação - Paralisação em Carmo do Cajuru...
  • 3 Diretoria...
    Diretoria atual do SINDMAR...
  • 4 A importância de um marceneiro...
    Valorizar o profissional que cria, desenvolve e finaliza o melhor design para seu conforto...
  • 5 A Criatividade...
    Para cada móvel, um grande marceneiro e equipe...

SINDMAR MG

Sindicato dos Oficiais Marceneiros de Belo Horizonte e Região

  
  
  

Diretoria

Diretoria 2015/2018

A DIRETORIA DE UM SINDICATO, PARA QUE SERVE?
    A diretoria de um sindicato é responsável pela ordenação e sistematização dos interesses de sua categoria. Ao visitar um local de trabalho, os diretores sindicais tomam nota das irregularidades nas condições de trabalho, das queixas dos trabalhadores e de suas reivindicações. Periodicamente toda a diretoria se reúne para debater os problemas encontrados, compará-los com os problemas dos demais trabalhadores de outras categorias e buscar soluções.
    Tomados encaminhamentos, metas são estabelecidas e os trabalhadores recebem o retorno na forma de diagnóstico dos problemas, explicação de dúvidas e apontamento de possíveis soluções.


REPRESENTAÇÃO SINDICAL NA FÁBRICA
    O trabalho da diretoria do SINDMAR, na sede do sindicato é árduo e carece de ajuda. Porém, também é necessário que haja diretores nas fábricas para ver “in-loco” os principais desafios da categoria.
    A representação sindical na fábrica é um dos mais importantes instrumentos de organização dos trabalhadores, o que é fundamental para o fortalecimento do movimento sindical. O Diretor Sindical na fábrica tem importância estratégica nas ações sindicais e nas campanhas salariais. Ele organiza reuniões, conduz discussões sobre problemas e reivindicações, fiscaliza, recebe e encaminha denúncias. Faz as duas vias de comunicação entre a base e o sindicato. Diante disso, o SINDMAR tem mais diretores nas fábricas do que na sede do Sindicato.


    Todas as diretorias do SINDMAR, com a clareza dos seus objetivos, foram absolutamente conscientes de seus papéis na defesa dos interesses da categoria e na transformação da sociedade. Ao assumir a direção deste sindicato, cada diretoria deixou claro como pretendia atingir as metas em sua gestão. As atas de suas reuniões evidenciam seu objetivo em fortalecer o sindicato, visando aumentar o poder de pressão da categoria nas negociações salariais e na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Quando o SINDMAR foi criado, em 28 de março de 1938 a legislação trabalhista exigia que antes de se tornar sindicato, a entidade precisava passar por um período como associação. Após este período mínimo de 6 meses, requeriam o Registro Sindical junto ao Ministério dos Negócios do Trabalho e Previdência Social (Ministério do Trabalho).

O SINDMAR obteve em 12 de novembro de 1939 sua Carta Sindical chamando-se de SINDICATO DE OFICIAIS MARCENEIROS E TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DE MADEIRA DE BELO HORIZONTE.

Clique aqui para ver a tabela completa em pdf

 

Copyright © 2013. SINDMAR MG - Sindicato dos Oficiais Marceneiros de Belo Horizonte e Região  Rights Reserved.